terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gesso Acartonado

O gesso acartonado, ou drywall, é uma placa de gesso com papel cartão muita usada em projetos de arquitetura e design de interiores, principalmente por sua versatilidade e praticidade. Essas placas podem ser de várias medidas: espessuras que vão de 10mm à 18mm, placas de 120cm de largura e 300cm de comprimento – elas podem ter medidas especiais dependendo do projeto, e variam de acordo com o fornecedor. 
O que sustenta essas placas são os perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado. Esses perfis possuem três medidas diferentes: 48mm, para paredes estreitas; 70mm, para paredes comuns; 90mm, para quando o projeto incluir algum material isolante.


 A aplicação do gesso acartonado é muito simples, porém é importante sempre ter um profissional de confiança para garantir um bom resultado. Antes mesmo da instalação, é preciso que algumas outras coisas aconteçam. O primeiro passo é determinar qual vai ser o tipo de placa usado no projeto. As três mais comuns são:

ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.

RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU.

RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar do gesso já apresentar uma excelente resistência ao fogo, as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.

E ainda temos algumas outras: chapas para áreas externas (cimentícia), de alta dureza, flexível (para superfícies curvas) e perfurada (para absorção acústica).
Depois de determinar qual a chapa ideal para o seu projeto e qual perfil estrutural vai ser utilizado, você confere quantas placas vão ser necessárias e quais as medidas, dependendo do tamanho da parede ou teto do projeto.
É preciso saber também o que vai ser instalado na parede quando pronta, já que paredes de gesso acartonado normalmente aguentam até 10kg em uma pequena área. Para objetos entre 10 e 40kg, acessórios apropriados vão precisar ser utilizados para que a placa suporte o peso (como, por exemplo, suportes para TV. Esses acessórios distribuem melhor o peso sobre a superfície da placa, o que evita rachaduras). Para objetos com mais de 40kg, é preciso instalar reforços internos.



Fixação dos perfis estruturais
 Os perfis estruturais são como a base da parede ou teto a ser montado. Portanto, o primeiro passo para começar qualquer projeto com gesso acartonado, é posicioná-los e fixa-los nos locais adequados. O perfil estrutural que segura o gesso consta de duas partes: guia e montante. A guia (de piso, parede ou teto) deve ser instalada com espaçamento de 60cm entre os parafusos. Os montantes devem ser posicionados dentro das guias, com uma distância de 40cm a 60cm entre si. A paginação dos montantes é que determina a instalação das placas, portanto portanto precisa um cuidado especial.

Corte das placas
Nem sempre o tamanho da parede condiz com um número redondo de placas, e às vezes é preciso uma placa menor para um detalhe. Nesses casos, é preciso cortar as placas de gesso acartonado para o tamanho necessário. Para isso, garanta que o corte seja feito em superfícies retas e secas, e que ele seja feito com todo o cuidado. Esse também é o momento de confeccionar aberturas para portas, tomadas, fios e o que mais for preciso.

Instalação das placas nos perfis estruturais
Para fixar as placas de gesso acartonado nos perfis estruturais, usa-se parafusos drywall, que devem ser colocados a no máximo 25cm de distância. Caso esteja trabalhando com perfil estrutural de madeira, opte por colocar as chapas na horizontal – vigas de madeira são mais propensas a deformar ao longo do tempo, e fixar as chapas horizontalmente garante um número maior de pregos e ajuda a minimizar essa deflexão. Caso esteja trabalhando com perfil estrutural em aço galvanizado, as chapas devem ser fixadas verticalmente.

Acabamento final
Para um bom acabamento, deve-se passar uma massa para junta. Após a primeira demão, coloca-se fitas (existem três tipos: para isolamento, para juntas e para cantos) e então, mais uma demão de massa para junta de acabamento. Não se esqueça de colocar fitas em todas as juntas e cantos, e massa nas juntas e nos parafusos. Por fim, lixa-se a parede para garantir que ela esteja nivelada. Dica: o acabamento da sua parede de drywall depende também do que será aplicado sobre ela. Se você for aplicar cerâmica, por exemplo, apenas o tratamento de juntas é o suficiente. Se você for pintar, a parede precisa estar nivelada e regularizada.


 
Vantagens do Gesso Acartonado

Acabamento perfeito: paredes e forros de gesso acartonado possuem um acabamento perfeito, com uma superfície lisa e sem emendas. E ainda aceita vários outros revestimento sobre sua superfície, como tinta, tecidos, cerâmicas, pastilhas de vidro, etc.

Rapidez: uma das maiores vantagens em relação à alvenaria ou gesso, é uma obra muito mais rápida, graças à facilidade da aplicação do gesso.

Menos bagunça: ainda, além de uma obra mais rápida, o gesso acartonado te permite uma obra mais limpa! Não existe umidade durante a construção, descarta-se pouco material e se produz muito pouco resíduo.

Mais leve: além de rápido, prático e limpo, o gesso acartonado também possui uma estrutura muito mais leve que de alvenaria.

Resistência ao fogo: além do gesso por si só já apresentar essa resistência, por seu peso ser composto 20% de água, o drywall reduz ainda mais a propagação de chamas.

Permite isolantes: em projetos de gesso acartonado, você pode optar por colocar isolantes acústicos e/ou térmicos em seu interior.

Projetos luminotécnicos: uma das razões para o drywall ser o queridinho de arquitetos e designers. Ele trabalha muito bem com projetos luminotécnicos e iluminação embutida.

Versatilidade: o gesso acartonado é bastante versátil, e permite projetos ousados e criativos. Pode ser cortado em formas curvas, aceita vários revestimentos, adapta-se ao aço, concreto ou madeira, e ainda pode ser usado para criação de móveis acoplados à parede.

Econômico: uma parede de drywall é pelo menos 10% mais barata do que uma com alvenaria convencional.

Desvantagens do Gesso Acartonado

Não é resistente à umidade: as placas de gesso acartonado não devem entrar em contato com água, já que infiltrações danificam o gesso. Por isso é muito importante um cuidado especial quando for usar drywall em ambientes “molhados”, como banheiros e cozinhas.

Limite de peso: paredes de gesso acartonado não aguentam objetos e estruturas muito pesadas, o que pode complicar seu projeto dependendo do que ele incluir e também é algo que terá que ser levado em consideração caso você vá redecorar o espaço. Caso você queira incluir estruturas internas de reforço futuramente, vai ser preciso comprar e instalar também novas chapas de gesso.

Uso de Gesso Acartonado em projetos
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário